O DEUS DO dEUS DA GUITARRA – Por Fábio Davidson

Geralmente quando assisto aos chamados “pastores eletrônicos” ou mesmo em conversas informais sobre os bastidores de muitas igrejas, fico surpreso com a arrogância dos evangélicos.

Por um lado, ao invés da humildade ensinada por Cristo, cada vez mais é ensinado um “evangelho” onde o (in)fiel cobra, ordena e determina toda sorte de prosperidade (financeira e na área da saúde) para sua vida.

Por outro lado, a arrogância se expressa em um ar de superioridade, como se o cristão estivesse acima de tudo e todos, sempre estivesse certo a respeito de qualquer assunto e, graças à sua perfeição e fidelidade, possa julgar os erros (e até os acertos) de qualquer pessoa.

Talvez esse seja o motivo pelo qual fiquei surpreso pelo ato de humildade de um grande astro mundial da música, que revelou sua história e sua intimidade em um livro autobiográfico, publicado em 2007.

Você pode até não gostar de rock e blues, mas é difícil não considerar Eric Clapton um grande músico. Sua técnica e virtuose criaram um estilo pessoal e levaram uma geração a considerá-lo o “deus da guitarra”. Depois de passar por grupos que marcaram a história do rock, como o Yardbirds e Cream, Clapton seguiu carreira solo, sempre no convívio com astros como George Harrison, Paul McCartney, Phil Collins, mesmo antes da fama de cada um deles.

Eu sou fã de biografias. Quando sinceras, revelam as pessoas como elas são, com suas qualidades e defeitos. Eric Clapton revela sem meias-palavras sua triste história familiar, seus relacionamentos instáveis e o quanto sua carreira foi pontuada pelo envolvimento com drogas e pelo alcoolismo.

É interessante que, logo depois da leitura da história de Clapton, li a de Tim Maia, escrita por Nelson Motta. E percebi o quanto a trajetória dos dois é semelhante em alguns aspectos, porém com finais completamente diferentes.

Depois de uma primeira temporada de internação para tratamento contra a dependência química na clínica Hazelden, em 1982, Clapton gravou um novo trabalho – Money and Cigarettes – e fez uma turnê para promover o álbum. Foi o primeiro passo para uma recaída.
Na seqüência, gravou uma série de músicas que não foram aceitas pela gravadora, participou da trilha do filme O Traidor e saiu em turnê em uma parceria com Roger Waters. Só em 1985 consegue emplacar um novo álbum, Behind the Sun, que também leva para a estrada, junto com o álcool e as drogas.

Em agosto de 1986, nasce Conor, segundo filho de Clapton, agora com uma modelo italiana. Embora o relacionamento seja um tanto distante, a existência de Conor gradualmente leva o músico a voltar a si e perceber a necessidade de mudar seu estilo de vida. Para isso, em novembro de 1987, retorna para a clínica Hazelden.

Quando já estava no final do tratamento, Clapton percebeu que durante que permaneceu ali, apenas desempenhou um papel que aparentava uma mudança, mas internamente sentia-se o mesmo. Foi nesse momento que ele sofreu uma transformação radical em sua vida, após um sentimento de profundo desespero, como relata:

“Naquele momento, quase que por si mesmas, minhas pernas cederam, e caí de joelhos. Na privacidade de meu quarto, implorei por socorro. Eu não atinava com quem estava falando, sabia apenas que havia chegado ao meu limite, não me restava mais nada para lutar. Então lembrei do que tinha ouvido falar sobre rendição, algo que pensei que jamais conseguiria fazer, que meu orgulho simplesmente não permitira, mas entendi que sozinho eu não teria sucesso, por isso pedi socorro e, caindo de joelhos, me rendi.
Em poucos dias percebi que havia acontecido alguma coisa comigo. Um ateísta provavelmente diria que foi apenas uma mudança de atitude, e em certa medida é verdade, mas foi muito mais que isso. Encontrei um lugar a que recorrer, um lugar que sempre soube que estava ali, mas em que nunca realmente quis ou precisei acreditar. Daquele dia até hoje, jamais deixei de rezar de manhã, de joelhos, pedindo ajuda, e à noite para expressar gratidão por minha vida e, acima de tudo, por minha sobriedade. Prefiro me ajoelhar porque sinto que preciso ser humilde quando rezo e, com meu ego, isso é o máximo que posso fazer.
“Se você está perguntado por que faço tudo isso, vou dizer... Porque funciona, simples assim. (...) Não tenho problema com religião e cresci com uma forte curiosidade sobre modelos espirituais, mas minha busca afastou-me da igreja e da veneração em grupo rumo a uma jornada interior. Antes de minha recuperação ter início, encontrei meu Deus na música e nas artes, com escritores como Herman Hesse, e músicos como Muddy Waters, Howlin’ Wolf e Little Walter. De algum jeito, de alguma forma, meu Deus sempre esteve ali, mas agora eu havia aprendido a falar com ele.”

Quando li estas palavras, pensei em duas coisas. Primeiro, a necessidade de humildade para se aproximar de Deus. E, em segundo lugar, o quanto Deus utiliza todos os meios para falar conosco. A música tem significado em si mesma. E, acredito, muitos dos músicos que se dizem cristãos não compreendem isso. A música pode nos conduzir ao nosso interior. Mostrar quem somos. Mostrar o que o mundo é. E pode mostrar o que Deus é para nós. Seja ela considerada secular ou sacra.

Porém, em qualquer tipo de arte, quando o ego, o orgulho, o desejo de aparecer e a competição são os ingredientes, todos perdem com isso. E infelizmente, essa parece ser a receita de muitos artistas “cristãos” que vemos e ouvimos por aí afora.

Letras pobres, melodias repetitivas, êxtase sem sentido e até alguns rituais estranhos no palco. E o marketing forçando as pessoas a comprarem, tocarem e até imitarem seu “astro gospel”.

Infelizmente, o ambiente cristão também é vítima – e autor – do mesmo baixo nível que existe no mundo musical contemporâneo. Ainda em sua autobiografia, Eric Clapton analisa: “A cena musical como a vejo hoje é pouco diferente de quando eu estava crescendo. Os percentuais são aproximadamente os mesmos: 95% de lixo e 5% puro”.

Mas, há esperança. E é interessante que ela venha de uma pessoa que não está diretamente ligada ao meio eclesiástico, que não é líder de algum ministério musical, tenha lançado álbuns com o selo “cristão” ou “gospel”, ou mesmo que professe publicamente uma religião.

Depois de ler vários livros sobre música no meio cristão, confesso, com um misto de tristeza (pela falta de compreensão e clareza de grande parte de nossos músicos e líderes) e também alegria (pela graça divina que revela sua grandeza e seus mistérios a quem Lhe aprouver), que a definição de música, para Clapton, é perfeita:

“A música sempre vai achar um caminho até nós, com ou sem negócios, política, religião ou qualquer outra baboseira ligada a ela. A música sobrevive a tudo e, como Deus, está sempre presente. Não precisa de ajuda, e não é obstruída. Ela sempre me encontrou e, com a bênção e permissão de Deus, sempre haverá de encontrar”.


Fábio Davidson é formado em jornalismo.
Criou e mantém os blogs DoxaBrasil – http://doxabrasil.blogspot.com/ -,
Confraria Ekklesial – http://confrariaekklesial.blogspot.com/ -
e Zona da Reforma – http://zonadareforma.blogspot.com/
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Fonte: Cristianismo Criativo -
http://www.cristianismocriativo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=133&Itemid=36


Postado por MC3 NA PAUTA.

6 MOTIVOS PARA SUA IGREJA COMPOR AS PRÓPRIAS MÚSICAS – Por Thiago Bomfim (iPodJesus)

A maioria das igrejas no Brasil tem o costume comum de tentar fazer covers de bandas/grupos/ministério/ populares. Não é errado interpretar músicas de outras pessoas, mas tenha certeza que uma das experiências mais interessantes no grupo/ministério ou banda de louvor, é a de fazer as próprias músicas. Veja alguns porquês de tornar a composição, um hábito na sua igreja:

1. Desenvolver a criatividade - Um dos exercícios que mais exercitam a criatividade é criar! Quando se compõe uma música você procura referências em frases que você já ouviu alguma vez na vida, e claro se isso não acontecer, você vai sentir a necessidade de ouvir mais músicas e ler mais livros, logo, será uma oportunidade para se envolver com cultura. A longo prazo você verá os benefícios disso nas suas criações.

2. Dar oportunidades - Na igreja existem pessoas com muitos talentos. Onde? Esse é o ponto: elas precisam de uma oportunidade. Muitas vezes a timidez acaba vencendo o talento, que na verdade precisava só de um empurrãozinho para despontar na sua comunidade.

3. Aumente os recursos - Alguma vez você precisou de uma música para alguma data comemorativa, revirou cds, espremeu o Google, e não achou de jeito nenhum? Pois é. Essa era uma situação onde uma composição própria seria uma mão na roda. Acredite: quando se existe um hábito, as coisas fluem naturalmente. Algum dia, eu espero, a sua igreja vai escolher qual das composições fará parte do repertório da Cantata de Natal.

4. Incentivar o estudo da Bíblia - As heresias encontram ótimas oportunidades para acontecer em músicas e pregações sem conteúdo, por isso além de compor com toda a sinceridade do seu coração, você deve inserir a verdade bíblica na sua música. É muito importante ressaltar que, uma experiência pessoal, nem sempre vai ser uma verdade ou uma constante na vida de todos. A Bíblia sim, essa deve ser o parâmetro para a sua poesia. Lembre-se: não crie um conceito ou uma doutrina baseado em um texto isolado, ainda mais se isso for um refrão ao estilo chiclete repetido como um mantra zilhões de vezes.

5. Aprimorar os músicos - É muito fácil copiar uma música que está pronta em um cd ou mp3. Tem muito músico que se gaba de ser um virtuose que sabe somente copiar os solos e riffs do Juninho Afram, que por sinal são ótimos. Porém muitas dessas pessoas ao se deparar com uma folha em branco, simplesmente não conseguem fazer nada. E aí que entra a questão do desafio: quanto menor a quantidade de recursos, maior será o esforço de quem tiver que produzir a partir do nada. Só fica um aviso: não espere nenhum hit nas primeiras tentativas.

6. Criar uma identidade - Copiar nunca foi bonito. É bem interessante você ter referências em algo, mas nunca se apegue a imagem de nada e ninguém, a não ser Cristo mesmo. Imagine a sua igreja com um estilo de criar totalmente próprio, com músicas totalmente “costumizadas”? Convenhamos todos que Hillsong é bem legal, mas você não precisa ser a Hillsong Music Brazil. Assim como os australianos: seja você mesmo, criando um estilo próprio.

Fonte: iPodJesus - http://ipodjesus.gospelmais.com.br/6-motivos-para-sua-igreja-compor-as-propias-musicas/

Postado por MC3 NA PAUTA

Dica MC3 – BANDA DE BOCA – Fazendo música sem instrumentos

O Grupo Vocal Banda de Boca é uma das mais originais novidades musicais brasileiras surgidas nos últimos tempos. O grupo tem como características marcantes a perfeita reprodução dos sons originais de instrumentos com a voz, como guitarra, baixo, violino, violoncelo, percussão, bateria, sopros, sanfonas e até o prosaico triângulo. Eles dominam com maestria a arte de fazer música sem usar instrumentos.

Com arranjos refinados e criativos, elaborados pelo grupo, a Banda de Boca inclui norepertório dos shows, os mais variados ritmos e estilos musicais brasileiros, da MPB ao clássico, passando por ritmos nordestinos, pop, funk, baladas, samba de roda, num mosaico de elementos, sons e referências da cultura musical brasileira, urbana, regional e erudita, além de composições próprias e de pontuar sucessos internacionais que marcaram época.

Criada em 1999 pelo músico e maestro Hiran Monteiro, a BANDA DE BOCA vem construindo uma história de sucesso ao longo da sua trajetória. Inicialmente formada por seis músicos cantores, hoje a banda conta com quatro vozes masculinas e uma feminina e usam com excelência os recursos vocais que têm em comum.

Em 2002 o grupo conquistou o reconhecimento nacional ao participar, em São Paulo, do V PRÊMIO VISA DE MPB - Edição Vocal, concorrendo com dois mil candidatos de todo o país, conquistando o 2o lugar.

Em 2004 lançou um CD independente com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado da Bahia, através do selo fonográfico Sons da Bahia. O CD, com edição esgotada, conquistou o Prêmio Caymmi de melhor CD de MPB de 2004.

Ao assistir a uma apresentação da banda, o diretor da Atração Fonográfica, Wilson Souto Jr, propôs ao grupo o lançamento e distribuição nacional de um CD através de sua gravadora. O novo CD foi lançado em todo o Brasil no primeiro semestre de 2007.

Vale à pena conferir!

Saiba mais:

http://www.bandadeboca.com.br/

http://www.bandadeboca.kit.net/

Ouça seu trabalho:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendid=155855344


Postado por MC3 NA PAUTA

 

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