Água mole, em pedra dura...

As vezes penso que estou meio paranóico e repetitivo quando se trata do assunto “Música Cristã Brasileira”, pois sempre que converso ou escrevo sobre o assunto, acabo manifestando minha “militância” contra a pobreza da famigerada “música gospel” e a favor de uma música cristã que engrandeça a Deus mas que também comunique contextualizadamente o seu amor pelo homem, com arte, criatividade e poesia.

Porem, quando vejo que existem outros que militam na mesma causa e com e mesma visão, percebo que não estou tão paranóico e repetitivo assim e que a diferença entre a música cristã que atualmente está em evidência, e a que, em minha opinião, deveria ter maior espaço e visibilidade, não se limita aos quesitos; Arte, Criatividade e Poesia, mas também difere e muito na forma como se comportam os “artistas” e interessados na propagação dos respectivos, gêneros musicais.

Essa diferença fica clara quando vejo que os que defendem a situação musical atual, muitas vezes “brigam” entre si, pela “conquista” do “mercado”. Comprando espaços em programações de rádios, por exemplo, ou realizando eventos com caravanas exclusivas de determinada gravadora ou “ministério”. Que transforma assim o cenário musical cristão brasileiro em um nada variado e menos criativo ainda “saco de gatos”.

Já os que militam por uma música inspirada, pensada e trabalhada, de forma que os dons, arte e criatividade sirvam os propósitos de Deus, agem, em sua maioria, de forma contrária, pois querem promover, apoiar ou, em bom português, apadrinhar, uns aos outros.

Digo isso porque tenho tido o privilégio de vivenciar inúmeras manifestações de “artistas” mais experientes e conceituados do que chamo de MC3, de forma generosa em favor dos colegas que despontam milagrosamente nesse gênero.

Poderia citar aqui vários nomes, mas quero usar como exemplo no momento o musico, compositor, poeta e pastor Carlinhos Veiga, que a pelo menos há 20 anos, realiza um trabalho visceral em favor do Reino de Deus com a MC3 e por conseqüência em favor também da mesma.

Mas seu trabalho não se limita as apresentações autorais e pessoais, mas, quem conhece Carlinhos, sabe que generosamente, busca sempre oportunidade de promover o trabalho de outros artistas. O projeto “PELAS ESTRADAS DESSES BRASIS” foi um jeito que Carlinhos “arrumou” de reunir tudo num só trabalho, promover a boa música cristã, seus artistas e cultura do nosso país.

Até a própria iniciativa do MC3 NA PAUTA já foi alvo da generosidade de Carlinhos. Pois nosso trabalho foi citado por ele em sua coluna “NOVOS ACORDES” que escreve na conceituada REVISTA ULTIMATO.

Sobre o MC3 NA PAUTA ele escreveu na Edição 317 Março-Abril 2009:
“’Contemporânea e contextualizada
Ronaldo Barbosa é um carioca que decidiu pesquisar e reunir um acervo do que ele considera música cristã contemporânea e contextualizada. Criou até uma sigla: MC3. Dessa pesquisa surgiram um site (www.mc3.vai.la) e um blog (mc3napauta1.blogspot.com), em que estão disponíveis fotos, vídeos, programas de rádio e considerações sobre o trabalho de vários artistas cristãos brasileiros.”

Entre os muitos militantes, eventos e artistas “apadrinhados” por Carlinhos, destaco o jovem Bruno Albuquerque. Faço isso por ter tido o prazer de intermediar e acompanhar de perto o interesse de Carlinhos pelo trabalho do ainda desconhecido, mas não menos talentoso artista carioca.

Sobre Bruno Albuquerque Carlinhos escreveu na Edição 318 Maio-Junho 2009:
Epifania, Bruno Albuquerque
Este é o primeiro álbum do carioca Bruno Albuquerque. É uma produção modesta, com limitações técnicas; no entanto, ouso dizer que é um dos mais ricos que tenho ouvido ultimamente. Traz uma linguagem musical e poética diferenciada e em muitos momentos faz lembrar os sons dos inigualáveis mineiros do Clube da Esquina. Tem um quê de simplicidade e pureza, e aponta para um amplo caminho a ser explorado. Ou seja, é um trabalho pronto, mas que está em processo. Esse CD foi gravado com apenas três músicos que se desdobram em muitos instrumentos: Bruno e Hebert Albuquerque e Vinícius Santos. Belas harmonias e melodias, letras profundas. Destaco “Esquecimento”, “Mulher de sal”, “Com milhares de tambores” e “Arimateia de José”. Contatos pelo e-mail poeta.bruno@gmail.com.”

Carlinhos utiliza a oportunidade dada por Deus de ter um espaço num veículo tão respeitado como a REVISTA ULTIMATO, para apoiar e promover o trabalho dessa gente que heroicamente faz a boa música cristã brasileira.

Que muitos ainda sigam o exemplo de generosidade e visão do Reino de Deus de Carlinhos Veiga. Percebendo que por menores que pareçam as gotas, a constância delas penetrará a mais impenetrável das rochas.

Obrigado mano Carlinhos!







Para conhecer um pouco mais sobre Carlinhos Veiga acesse os links abaixo;
http://www.myspace.com/carlinhosveiga
http://www.carlinhosveiga.com.br/
http://carlinhosveiga.blogspot.com/

Postado por MC3 NA PAUTA.
 

Esse Espaço Também é Seu

Contamos com todos os amantes da boa MC3 para enriquecer esse espaço. Descreva na área destinada a comentários a sua opinião. No espaço “CADASTRE-SE NO BLOG MC3 NA PAUTA”. deixe seu contato por e-mail para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.