O TAPECEIRO – POR HELDER ASSIS

Algum tempo atrás, foi composta uma canção chamada “O Tapeceiro”, que até hoje tem nos edificado com a riqueza e verdade de suas palavras, bem como com a beleza de sua melodia e harmonia. Esta canção, composta por Stênio Marcius Botelho, se tornou cada vez mais conhecida, ouvida e cantada, marcando diversas vidas, com sua mensagem verdadeiramente bíblica de que Deus está sempre no controle de todas as situações, ainda que não as compreendamos.

Em dado momento da canção, o autor se expressa com os seguintes versos:

“Minha vida é obra de tapeçaria tecida de cores alegres e vivas
Que fazem contraste no meio das cores nubladas e tristes
Se você olha do avesso, nem imagina o desfecho
No fim das contas tudo se explica, tudo se encaixa, tudo coopera pro meu bem”

A comparação entre a obra do tapeceiro com a obra do nosso Senhor Jesus em nossas vidas é muito apropriada! Assim como o tapeceiro para concluir seu objetivo tem que misturar cores, tonalidades, tecidos e materiais, enfim, insumos que nem sempre parecem que vão dar em alguma coisa bela, assim é a obra do Senhor em nós.

Sabemos que não somos deste mundo, e que nossa pátria está nos céus (Filipenses 3.20). Sabemos também que Jesus não rogou ao Pai para nos tirar do mundo, mas sim para nos livrar do mal que há nele (João 17.15).

Mas mesmo assim, às vezes nos abatemos com algumas circunstâncias nas quais a vida se mostra difícil. Passamos por lutas, problemas, incompreensões e dificuldades. Também passamos por vitórias, alegrias e conquistas. Enfim, uma vida tecida de cores alegres e vivas, contrastando com cores nubladas e tristes.

Nós, seres humanos, temos limitação em nossa visão do todo. Por mais próximos do Senhor que sejamos, somos humanos, e suscetíveis a todos os tipos de sentimentos, impressões e sensações boas e ruins. E por termos uma perspectiva humana de ver as coisas, nem sempre compreendemos o que o Senhor está querendo fazer em nós e através de nós com as lutas que nos cercam.

Mas Ele é o Grande Artista. Ele tem a perspectiva lá do alto, de um patamar superior ao nosso. Nós muitas vezes só focamos nossa visão no “avesso”. Esquecemos de simplesmente crer que o Senhor é Deus e deseja o nosso bem. Ele é o único que tem a visão do todo, a qual não temos. Mas podemos ter fé de que Deus é Deus e sua Palavra não falha! A palavra de Deus diz que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8.28). É difícil, mas temos alguns exemplos de fé que nos trazem encorajamento, e nos mostram que ainda é possível simplesmente crer.

Entre os muitos exemplos, podemos lembrar-nos de José. Aquele que foi vendido pelos próprios irmãos como escravo para uma terra estranha... Aquele que, sem ter cometido nenhuma falta, foi acusado injustamente e preso... Aquele que foi esquecido por alguém que ajudara na prisão. Bem, você deve conhecer a história.

Ninguém poderia pressupor que José em algum momento teve a visão do todo. Certamente não. Mas ele teve fé. E a Bíblia diz em diversas passagens que “o Senhor estava com José” (Gênesis 39.2; 39.21). No fim das contas, Deus estava paciente no seu tear, construindo uma história que não tinha apenas o foco na história de um homem nem na história de uma família, mas de todo o povo de Israel. Ele, o Grande Artista, sabia o fim desde o começo, e estava trançando voltas e mil destinos sem perder o fio!

Muitos de nós já passamos por experiências adversas, crises, lágrimas, momentos que não entendemos... Não compreendemos o que estava havendo, e o porquê Deus estava permitindo aquilo. Quem sabe alguns de nós até mesmo chegamos a questionar a existência e atuação de Deus em situações como esta. Mas, invariavelmente, o tempo passa e lá na frente podemos ver pelo lado certo e agradecer ao Senhor por aquela situação ter terminado não da forma como queríamos, mas da forma como o Senhor desejou. Curiosamente, podemos muitas vezes agradecer ao Senhor Jesus por algumas de nossas orações não terem sido atendidas. Afinal de contas, Ele é o Senhor, e nós somos seres humanos suscetíveis a toda espécie de engano e falha.

Que todas as cores da nossa vida, quer tristes ou alegres, possam dignificar ao nosso Senhor Jesus Cristo e nos aproximar dele. Que não entremos em condenação ou complexos de inferioridade por não entendermos determinadas situações, que só o tempo nos mostrará. Que possamos crer que o Senhor realmente nos ama e quer o melhor para nós! Que possamos dizer como o irmão Stênio, em outro trecho da canção:

“Quando se vê pelo lado certo, todas as cores da minha vida dignificarão a Jesus Cristo, o Tapeceiro”.

Por mais que pareça difícil, confiemos nele!

Postado por MC3 NA PAUTA.

3 comentários:

6 de janeiro de 2009 às 19:42 Anônimo disse...

Amados, estou aqui para agradecer a Deus - em primeiro lugar - pelo excelente texto escrito pelo nosso irmão Helder Assis. Que o Senhor continue a lhe abençoar imensamente. Ao irmão Ronaldo, obrigado por este belo site. O descobri há pouco tempo e tenho estado muito feliz em acmpanhá-lo. Que Papai do Céu derrame sobre vcs tudo de bom!!!

6 de janeiro de 2009 às 22:56 Ronaldo J. Barbosa disse...

André.
Você não tem idéia do quanto é importante para mim seu comentário! Obrigado pelo prestígio e peço que continues acompanhando nossas atualizações, participando das enquetes e se ainda não se cadastrou faça-o, pois isso fará com que as postagens sejam enviadas para o seu e-mail assim que forem publicadas.

Continue a explorar nosso “bloguinho” que apesar ser feito com dedicação e carinho, é desenvolvido artesanalmente e deixa a desejar em termos de recursos visuais e tecnológicos, mas aos poucos, com a ajuda e dicas de amigos, e conforme eu for aprendendo a utilizar programas e recursos para o desenvolvimento de sites, creio que iremos melhorando sua funcionalidade.

Quanto ao conteúdo, estou esforçando-me para sempre trazer informações que possam promover a boa música cristã, em breve teremos novidades no blog.

Peço ainda que divulgue o MC3 NA PAUTA para sua rede de amigos ok?

Se quiser se comunicar por e-mail
envie-o para; mc3.napauta@yahoo.com.br

Mais uma vez obrigado pelo apoio que me incentiva a continuar.

14 de janeiro de 2009 às 09:41 Helder disse...

Muito obrigado pela oportunidade de poder colaborar de alguma forma com esse excelente site!
Ao Caruso, obrigado pelas doces palavras!
Um abraço,
Helder

Postar um comentário

OBRIGADO POR ACESSAR O MC3 NA PAUTA, SUA PARTICIPAÇÃO E CONTATO SÃO MUITO IMPORTANTES...
Descreva aqui o seu comentário, a sua opinião ou outras informações juntamente com seu contato por e-mail e/ou telefone para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.

Escolha sua identidade e clique no ícone “POSTAR COMENTÁRIO” para confirmar sua postagem.

Caso não queira ou não possa escolher nenhuma das “IDENTIDADES” sugeridas, marque a opção “ANÔNIMO”, mas deixe seu nome e contato.

Grato,
MC3 NA PAUTA.

 

Esse Espaço Também é Seu

Contamos com todos os amantes da boa MC3 para enriquecer esse espaço. Descreva na área destinada a comentários a sua opinião. No espaço “CADASTRE-SE NO BLOG MC3 NA PAUTA”. deixe seu contato por e-mail para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.