MÚSICA CRISTÃ CONTEXTUALIZADA NA OPINIÃO DE QUEM ENTENDE - Por Atilano Muradas

"Esta discussão sempre existirá porque o conflito de gerações jamais acabará. Lembra-se de Esdras 3.10-13? Os mais velhos queriam a forma antiga e os mais novos não. No Brasil, todos sabemos, esta situação se agrava porque, além do conflito, o brasileiro acostumou-se a valorizar mais o que vem de outros países do que o que é seu. Como isto veio passando de geração em geração, certas coisas chegaram até nós deturpadas. Exemplo: terno, gravata e hino, no templo, são sacros; bermudão e samba, no templo, são profanos.

Tudo isto é uma mentira do Diabo. Deus aceita o louvor do engravatado e seus hinos, bem como, do sambista com seu cavaquinho, percussão, bermudão. Deus procura adoradores "que o adorem em espírito e em verdade" (João 4.24), contextualizados ou não. O que interessa é o interior. O exterior, em cada tempo e cultura, muda de forma.

A vantagem da contextualização é que atingimos um maior número de pessoas com alguma mensagem. Quando olhamos para o lado em nossas igrejas o que vemos são brasileiros e não europeus. Canto música evangélica brasileira nos templos evangélicos por todo Brasil e a reação é sempre a mesma: um sorriso se abre e as pessoas ficam mais felizes, mais espontâneas.

O cristão brasileiro gosta de samba, baião, chorinho, catira e quer cantar sua fé através destes ritmos. "...onde há o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (II Coríntios 3.17). A música contextualizada deve ser usada na liturgia para ensinar verdades bíblicas, como forma de evangelização e, sobretudo, como expressão de louvor e adoração a Deus. Sem excessos é claro.

Quem canta hinos não deve cantar como se estivesse sempre num funeral e quem canta música brasileira como se estivesse no Sambódromo. O equilíbrio deve ser a nota dominante das nossas atitudes."


Postado por MC3 NA PAUTA.

1 comentários:

30 de junho de 2009 às 00:42 JonatasCD disse...

Olá.
Gosto, quando penso nessas conversas, no que Jesus disse: aonde estiver seu coração, ali está seu tesouro.
Posso ser simplista, mas nossa vida não pode se resumir ao "estilo" - ok, isso é óbvio, mas ainda assim não deve ser razão de separação.
Só isso.
Muito bom esse espaço - nos vemos dia 17/07 no Rio!

Postar um comentário

OBRIGADO POR ACESSAR O MC3 NA PAUTA, SUA PARTICIPAÇÃO E CONTATO SÃO MUITO IMPORTANTES...
Descreva aqui o seu comentário, a sua opinião ou outras informações juntamente com seu contato por e-mail e/ou telefone para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.

Escolha sua identidade e clique no ícone “POSTAR COMENTÁRIO” para confirmar sua postagem.

Caso não queira ou não possa escolher nenhuma das “IDENTIDADES” sugeridas, marque a opção “ANÔNIMO”, mas deixe seu nome e contato.

Grato,
MC3 NA PAUTA.

 

Esse Espaço Também é Seu

Contamos com todos os amantes da boa MC3 para enriquecer esse espaço. Descreva na área destinada a comentários a sua opinião. No espaço “CADASTRE-SE NO BLOG MC3 NA PAUTA”. deixe seu contato por e-mail para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.