Aconteceu o PRATA DA CASA de Maio

Três foram as atrações, digamos assim, dessa edição do PRATA DA CASA que aconteceu em 23 de maio de 2009: a BANDA VELHO IRLANDÊS, o cantor, compositor e poeta BRUNO ALBUQUERQUE e a BANDA ITAIPU.

BRUNO ALBUQUERQUE e a BANDA ITAIPU, são parceiros que estão conosco desde que começamos a realizar os eventos na CASA DE CULTURA MÉIER, primeiro no lançamento do CD EPIFANIA do BRUNO, segundo na primeira edição e agora na segunda edição do PDC. Espero poder contar com essa gente que não medem esforços pra estarem presentes, aos quais devo minha gratidão por todo o apoio e que são também, por sua arte, a razão da existência do PRATA DA CASA.

A BANDA ITAIPU, deu início ao evento e como sempre, fez o contraponto musical do evento, pois suas canções, misturando ritmos como samba e funck, trazem uma mensagem urbano-cultural contextualizadissima. A canção “CHUMBINHO”, por exemplo, descreve a realidade de carência e violência social e familiar em que a maioria dos jovens convive e sobrevive nas comunidades carentes cariocas, também chamadas de favelas. Mas como já disse, nem só de música de protesto vive a BANDA ITAIPU... Ouvimos deles outras canções, entre elas clássicos da MPB.
BRUNO, abriu sua participação nos deliciando com um clássico da MPB de MILTON NASCIMENTO, como referência a sua influencia musical e na seqüência apresentou algumas de suas belas canções que trazem a mensagem bíblica carregada de poesia e brasilidade. Tendo o auxílio luxuoso de HERBERT ALBUQUERQUE, seu irmão e parceiro musical e de ALLAN e VANDRÉ da BANDA ITAIPU.
Já o pessoal da BANDA VELHO IRLANDÊS, mostrou a que veio! Tendo como integrantes, MARCELA VALE, RÔMULO XAVIER, BRUNO DIAS, RAPHAEL XAVIER, MAX e FALCÃO, a banda faz um estilo POP meio que CULT, mas sem ser adolescente e tem um som muito bom e contemporâneo, suas canções trazem uma mensagem bem contextualizada falando de JESUS facilmente identificado na canção pra quem o conhece, e fácil de comunicar pra quem precisa conhecê-lo. Dentre as canções destaco a “JAPÃO E JERIBÁ” de Rômulo Xavier, que diz;

JAPÃO E JERIBÁ

Se eu correr rios cidades
Leste e oeste céu e mar
Ou atrás só do meu ego querer estar
Me esconder pelas vielas
No Japão ou Jeribá
Pra você é sempre fácil me encontrar

E ainda que eu nada dissesse
Você sabia o que eu diria
Sabia onde eu estaria
Te encontrar foi me encontrar
Um coração rasgado e aberto
É sempre tudo que eu tenho a te dar

Se eu correr rios de ego
No Japão ou Jeribá
Ou atrás só das vielas querer estar
Me esconder de leste a oeste
Cidades, céu e mar
Pra você é sempre fácil me amar

Você deve estar perguntando, porque a banda tem esse nome e o que significa? A galera do “VELHO”, como eles gostam de ser chamados, diz que essa é a primeira pergunta que fazem a eles.

O nome “VELHO IRLANDÊS” faz referência a CLIVE STAPLES LEWIS, conhecido como C. S. LEWIS, conceituado escritor cristão que de forma espirituosa, criativa e imaginativa comunicou as verdades eternas tendo muita influencia no meio não cristão do seu tempo, como o tem até hoje. Uma de suas mais conhecidas obras são as chamadas em português de “CRÔNICAS DE NÁRNIA” (The Chronicles of Narnia, no original em inglês) que é uma série de sete livros de romance para o público infantil, uma série de fábulas, começando com "O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa" em 1950 que foram adaptados diversas vezes, inteiramente ou parcialmente, para o rádio, televisão, teatro e cinema. Além dos tradicionais temas cristãos, a série usa caracteres da mitologia grega e romana, bem como os tradicionais contos de fadas. É inegável a forma genial e criativa que LEWIS comunica os princípios bíblicos através de sua obra.

Então o grupo tendo um sentimento comum de identificação com a obra e a forma de comunicar de C. S. LEWIS, sendo ele de origem Irlandesa e adiantado em idade quando no auge de sua maior produtividade artística e espiritual, veio a idéia de chamar a banda de “VELHO IRLANDÊS”.

Pra quem ouve as canções da Banda fica fácil entender essa escolha, pois ela comunica a mensagem de Cristo de uma forma leve, destacando a presença, influencia e atuação de Deus na vida e em nosso dia a dia, implícita ou explicitamente.

Esse pessoal promete, creio que ainda vamos ouvir muito falar da BANDA VELHO IRLANDÊS.

Mais um PRATA DA CASA realizado! Agradeço aos que ajudaram na divulgação, estiveram presente e levaram seus convidados prestigiando o evento e os artistas que se apresentaram, dessa vez utilizamos uma área da casa nova para o PDC, que foi a área externa da casa nos fundos da CASA DE CULTURA MÉIER. Mas essa não foi a única novidade do evento, pois a grande maioria do público esteve pela primeira vez nessa edição do PDC , mas também podemos contar mais uma vez, com os “heróis da resistência da MC3” que sempre estão presentes desde o primeiro evento realizado no espaço da CCM, aos quais agradeço pelo apoio.
Outra novidade foi o apoio na sonorização do ESTÚDIO BACK LINE, na pessoa do mano CLÁUDIO TARCISIO que é músico, arranjador e muito competente e experiente nessa área, tendo realizado vários trabalhos relevantes, como o faz até hoje, na produção e gravação de vários artistas. Hoje, localizado na Rua Caetano de Almeida, nº 40 – Méier, o ESTÚDIO BACK LINE atende a galera da música cedendo espaço para ensaios, gravações e promovendo curso livre de música, alem de locação de equipamentos de som e instrumentos musicais.
Foi muito bom poder contar com o ESTÚDIO BACK LINE. Eu diria até que foi providencial essa ajuda, já que não podemos contar com o equipamento que nos eventos anteriores utilizamos.

Apesar de toda a dificuldade para realizar cada edição do PDC, Deus tem enviado aqueles que fazem a diferença na realização do evento. Haja vista o próprio espaço da CASA DE CULTURA MÉIER. Essa edição em especial eu diria que aconteceu milagrosamente.

Valeu galera! E até o próximo PDC!

Postado por MC3 NA PAUTA.

Domínio na Net Grátis!

Você deve estar estranhando essa postagem no MC3 NA PAUTA, já que esse é um espaço dedicada a arte, música e poesia, mas tenho tido problemas com meu domínio de redirecionamento gratuito, pois se por um lado ele facilita na divulgação e assimilação do endereço do blog, por outro, dificulta o acesso ao mesmo quando, a seu “bel prazer”, divide a tela com publicidades ou mesmo impede o acesso ao mesmo, sem nenhum aviso prévio ou justificativa.

Hoje, por exemplo, nenhum usuário do domínio de redirecionamento grátis que utilizo conseguiu acessar seu site ou blog e nem se quer sua conta. Mas, em fim, como todo o bom brasileiro, não li detalhadamente os termos de utilização e não posso reclamar, já que utilizo gratuitamente esse serviço.

Saí então em busca de uma forma de adquirir meu domínio na net e descobri que teria que desembolsar “algum” logo de cara, apesar do valor anual a ser pago pelo domínio não ser caro, no momento não “Tô Podendo”.

Então, descobri uma promoção bem legal, que o pessoal do Infoxcomp.com ta realizando, a de sortear domínios internacionais grátis por um ano.

Pensei então: Por que não? Pois além de concorrer, e quem sabe ter esse meu problema de domínio solucionado sem custo nenhum, coloco meus manos “blogueiros” na “fita” pra que tenham a mesma oportunidade!

Então, se você ta na mesma situação que eu, ou simplesmente quer participar, é a sua chance de ter o domínio do seu site ou blog grátis por um ano!

"A Infoxcomp.com está realizando a PROMOÇÃO SEUBLOG.COM, e vai sortear domínios internacionais grátis por um ano. Para participar clique aqui!"

Boa sorte prá nós, e parabéns ao pessoal da Infoxcomp.com pela iniciativa!

Vale a pena conferir!

Postado por MC3 NA PAUTA.

Água mole, em pedra dura...

As vezes penso que estou meio paranóico e repetitivo quando se trata do assunto “Música Cristã Brasileira”, pois sempre que converso ou escrevo sobre o assunto, acabo manifestando minha “militância” contra a pobreza da famigerada “música gospel” e a favor de uma música cristã que engrandeça a Deus mas que também comunique contextualizadamente o seu amor pelo homem, com arte, criatividade e poesia.

Porem, quando vejo que existem outros que militam na mesma causa e com e mesma visão, percebo que não estou tão paranóico e repetitivo assim e que a diferença entre a música cristã que atualmente está em evidência, e a que, em minha opinião, deveria ter maior espaço e visibilidade, não se limita aos quesitos; Arte, Criatividade e Poesia, mas também difere e muito na forma como se comportam os “artistas” e interessados na propagação dos respectivos, gêneros musicais.

Essa diferença fica clara quando vejo que os que defendem a situação musical atual, muitas vezes “brigam” entre si, pela “conquista” do “mercado”. Comprando espaços em programações de rádios, por exemplo, ou realizando eventos com caravanas exclusivas de determinada gravadora ou “ministério”. Que transforma assim o cenário musical cristão brasileiro em um nada variado e menos criativo ainda “saco de gatos”.

Já os que militam por uma música inspirada, pensada e trabalhada, de forma que os dons, arte e criatividade sirvam os propósitos de Deus, agem, em sua maioria, de forma contrária, pois querem promover, apoiar ou, em bom português, apadrinhar, uns aos outros.

Digo isso porque tenho tido o privilégio de vivenciar inúmeras manifestações de “artistas” mais experientes e conceituados do que chamo de MC3, de forma generosa em favor dos colegas que despontam milagrosamente nesse gênero.

Poderia citar aqui vários nomes, mas quero usar como exemplo no momento o musico, compositor, poeta e pastor Carlinhos Veiga, que a pelo menos há 20 anos, realiza um trabalho visceral em favor do Reino de Deus com a MC3 e por conseqüência em favor também da mesma.

Mas seu trabalho não se limita as apresentações autorais e pessoais, mas, quem conhece Carlinhos, sabe que generosamente, busca sempre oportunidade de promover o trabalho de outros artistas. O projeto “PELAS ESTRADAS DESSES BRASIS” foi um jeito que Carlinhos “arrumou” de reunir tudo num só trabalho, promover a boa música cristã, seus artistas e cultura do nosso país.

Até a própria iniciativa do MC3 NA PAUTA já foi alvo da generosidade de Carlinhos. Pois nosso trabalho foi citado por ele em sua coluna “NOVOS ACORDES” que escreve na conceituada REVISTA ULTIMATO.

Sobre o MC3 NA PAUTA ele escreveu na Edição 317 Março-Abril 2009:
“’Contemporânea e contextualizada
Ronaldo Barbosa é um carioca que decidiu pesquisar e reunir um acervo do que ele considera música cristã contemporânea e contextualizada. Criou até uma sigla: MC3. Dessa pesquisa surgiram um site (www.mc3.vai.la) e um blog (mc3napauta1.blogspot.com), em que estão disponíveis fotos, vídeos, programas de rádio e considerações sobre o trabalho de vários artistas cristãos brasileiros.”

Entre os muitos militantes, eventos e artistas “apadrinhados” por Carlinhos, destaco o jovem Bruno Albuquerque. Faço isso por ter tido o prazer de intermediar e acompanhar de perto o interesse de Carlinhos pelo trabalho do ainda desconhecido, mas não menos talentoso artista carioca.

Sobre Bruno Albuquerque Carlinhos escreveu na Edição 318 Maio-Junho 2009:
Epifania, Bruno Albuquerque
Este é o primeiro álbum do carioca Bruno Albuquerque. É uma produção modesta, com limitações técnicas; no entanto, ouso dizer que é um dos mais ricos que tenho ouvido ultimamente. Traz uma linguagem musical e poética diferenciada e em muitos momentos faz lembrar os sons dos inigualáveis mineiros do Clube da Esquina. Tem um quê de simplicidade e pureza, e aponta para um amplo caminho a ser explorado. Ou seja, é um trabalho pronto, mas que está em processo. Esse CD foi gravado com apenas três músicos que se desdobram em muitos instrumentos: Bruno e Hebert Albuquerque e Vinícius Santos. Belas harmonias e melodias, letras profundas. Destaco “Esquecimento”, “Mulher de sal”, “Com milhares de tambores” e “Arimateia de José”. Contatos pelo e-mail poeta.bruno@gmail.com.”

Carlinhos utiliza a oportunidade dada por Deus de ter um espaço num veículo tão respeitado como a REVISTA ULTIMATO, para apoiar e promover o trabalho dessa gente que heroicamente faz a boa música cristã brasileira.

Que muitos ainda sigam o exemplo de generosidade e visão do Reino de Deus de Carlinhos Veiga. Percebendo que por menores que pareçam as gotas, a constância delas penetrará a mais impenetrável das rochas.

Obrigado mano Carlinhos!







Para conhecer um pouco mais sobre Carlinhos Veiga acesse os links abaixo;
http://www.myspace.com/carlinhosveiga
http://www.carlinhosveiga.com.br/
http://carlinhosveiga.blogspot.com/

Postado por MC3 NA PAUTA.

Dica MC3 - Tanto Para Dizer com Gerson Borges

Mais uma oportunidade para os amantes da boa música cristã!

A IGREJA CRISTÃ ATOS em São Gonçalo no Rio de Janeiro está promovendo o segundo “TANTO PARA DIZER - MÚSICA POESIA E ESPIRITUALIDADE”, que é uma série de eventos que tem como objetivo nas palavras dos seus idealizadores;
“Evento que objetiva refletir a respeito da Música Popular Brasileira Cristã e seu reflexo na espiritualidade contemporânea. Com a participação de artistas que tem construído a história de nossa música e arte”.

Stênio Marcius e Silvestre Kuhlmann foram os que abriram a série. Prá quem não conhece Stênio e Silvestre, eles são uns dos melhores no que fazem! Suas canções inspiradas e inspiradoras contam histórias que nós precisamos ouvir. Foram momentos de muita emoção, inspiração e espiritualidade!

O segundo Tanto para Dizer conta com a presença do poeta, músico e Pastor Gerson Borges. Carioca, nascido em 01/08/69, Gerson começou a tocar violão aos 9, por incentivo do pai, músico e poeta amador,e a compor aos 10 anos. Aos 13 anos já participava de festivais estudantis: "eu, um menino muito tímido, achei na música e na poesia um caminho, uma porta maravilhosa, para me expressar. Nunca mais parei de compor, tocar e cantar; minha vida esta em cada poema, canção; tudo está lá: alegria, dor, esperança, medo, oração, preocupação, riso, as batidas do meu coração".

Agora já são quase 20 anos de estrada. Gerson gosta de citar um dos seus mentores, Janires (Rebanhão): "Na causa do Bom Mestre já rodei Brasis..." Seu trabalho mais recente é o musical "A volta do Filho Pródigo". Foram oito anos lendo e relendo o maravilhoso livro de Henri Nouwen, escrito ao meditar no quadro de Rembrandt. Este ao pintar, partiu da emblemática "Parábola do Filho Pródigo" (Lucas 15). Gerson foi compondo as canções sem pressa experimentando uma caminhada rica e nova, tanto espiritual quanto artisticamente. (Texto adaptado do site www.gersonborges.com)


Parabenizo mais uma vez os idealizadores e a IGREJA CRISTÃ ATOS pela iniciativa de promover a boa música cristã contextualizada.

Nossa oração é que outros sigam esse exemplo. Nosso Brasil carece...

LOCAL: IGREJA CRISTÃ ATOS
DATAS E HORÁRIOS: 06 de Junho as 19h30mn
ENDEREÇO: RUA CARLOS GIANELLI, 780 – CENTRO – SÃO GONÇALO
MAIORES INFORMAÇÕES: Tel.: 21 3119-2833 / 21 8773-1849 – ANDRÉ

Nos veremos lá!

Vale a Pena Conferir!

Postado por MC3 NA PAUTA

Projeto PRATA DA CASA de Maio

O PRATA DA CASA é uma parceria entre a CASA DE CULTURA MÉIER e o MC3 NA PAUTA, e visa promover a boa música, fomentar a cultura, despertar e desenvolver a sensibilidade, a espiritualidade e promover a paz nos relacionamentos humanos em todos os níveis.

Não é um evento evangélico, mas visa gerar oportunidade de através da arte, de um ambiente de descontração e do relacionamento interpessoal comunicarmos a mensagem de cristo.

Tem um formato diferente, pois as apresentações acontecem como que em blocos, para que no intervalo entre os blocos haja oportunidade para uma maior interação entre todos e com os artistas.

Clique na frase PRATA DA CASA para acessar a postagem do primeiro evento.

Estarão se apresentando nesta edição;

• BANDA VELHO IRLANDÊS

• BRUNO ALBUQUERQUE

• BANDA ITAIPU

Serão servidos alguns petiscos, os quais estão inclusos no valor do ingresso.

Local: CASA DE CULTURA MÉIER
Data: 23 de Maio de 2009
Horário: O início está previsto para as 17hs e o término por volta das 21hs.
Endereço: Rua 24 de Maio, 1257 – Méier (bem ao lado do restaurante popular)
Ingressos Antecipados: R$ 5,00 (com direito a petiscos)
Entre em contato conosco para saber como efetuar o depósito relativo ao ingresso.

Maiores informações: 21 3905-3043/21 9149-2180
E-mails: mc3.napauta@yahoo.com.br
Ou deixe uma mensagem na área reservada a comentários dessa postagem, que surgirá abaixo da mesma, se você clicar no titolo da postagem.

Vale à pena conferir!

Postado por MC3 NA PAUTA

Parcerias MC3

O MC3 NA PAUTA crê que a mensagem de cristo por si só, quando compreendida e aceita, tem o poder de transformar vidas. E se transmitida através de uma linguagem culturalmente contextualizada tem uma melhor compreensão e aceitação.

E se a beleza poética e a qualidade musical forem as ferramentas usadas para aplicar tudo isso, potencializa-se então a compreensão e a receptividade da mensagem de Cristo que, no mínimo, ainda terá agregada a sí valores que contribuirão para o crescimento espiritual e cultural dos alcançados por ela.

Acreditamos também que a música cristã, deve ocupar um espaço diferenciado no coração, na mente e na vida do cristão, como um instrumento de enlevo e adoração a Deus, mas também dum instrumento de evangelização. Já que a música não cristã, apesar de ter o seu valor cultural, não tem como propósito transmitir a mensagem de Cristo, implícita ou explicitamente.

Assim, cada um dos que crêem nisso, deve contribuir de alguma forma, e não somente esperar que alguma coisa aconteça.

Pois o poder de capilaridade que a disseminação “boca a boca” e a influência pessoal e continua possuem, são enormes, e devem ser o alicerce para quê grandes ou pequenos eventos esporádicos tenham maior e melhor aproveitamento..

Daí vem a visão do MC3 NA PAUTA, que é a de manter sempre em “pauta” o assunto, criando condições que essa visão se propague, e não somente usufruir do resultado, sem nenhum comprometimento com o trabalho.

Por isso o MC3 NA PAUTA tem lutado para fomentar, divulgar, apoiar e promover o trabalho de artistas consagrados ou iniciantes nesse tipo de música cristã, que infelizmente, tem um espaço tão reduzido em nosso meio.

Creio que se você teve interesses em ler esse texto, existe uma identificação, ou pelo menos uma simpatia por nosso trabalho, se isso realmente for verdade, te convidamos a que seja nosso parceiro!

Além da contribuição financeira com qualquer valor, existem inúmeras maneiras de parceria! Algumas sugestões são;


• Manutenção do blog com artigos, dicas, arquivos de áudio ou mesmo no desenvolvimento do nosso SITE OFICIAL.

• Desenvolvimento e confecção de material de publicidade para eventos ou mesmo para divulgar o MC3 NA PAUTA.

• Disponibilização de mão de obra para realização de eventos, como; recepção, venda de materiais de artistas ou do MC3, divulgação e informação via telefone e internet via e-mail, sites de relacionamento e etc.

• Doação de produtos como CDs, livros ou qualquer outro que possa ser comercializado nos eventos.

• Disponibilização de espaço para realização de eventos como workshops e apresentações musicais.

• Doação ou disponibilização de equipamentos para realização de eventos musicais, tais como; Som, instrumentos, projetores, computadores etc.

• Doação ou disponibilização de equipamentos para registro dos eventos, tais como; Câmeras e filmadoras, bem como edição e produção do material capitado.

• Doação de materiais para decoração dos ambientes de eventos, bem como o trabalho de decoração em si.

• Transporte de artistas, organizadores, materiais e equipamentos de eventos.

• Hospedagem de Artistas.


• Doação de alimentos perecíveis ou não, de acordo com a necessidade. Podem se alimentos para comercialização nos eventos e/ou para alimentação dos envolvidos no trabalho.

• Promoção e arregimentação de mais outros Parceiros MC3.

Veja em quais modalidades se encaixam as suas contribuições, ou crie uma modalidade nova. Tudo o que sua criatividade, disponibilidade e generosidade sugerirem será bem vindo para que cada vez mais a música cristã de qualidade tenha seu espaço merecido no cenário musical brasileiro que, de modo geral, anda tão pobre de arte, criatividade e poesia.

Para cadastrar-se como "Parceiro MC3" entre em contato conosco;

Tel.: 21 3905-3043 / 21 9149-2180
E-mail: mc3napauta@yahoo.com.br

Ou deixe seu recado no espaço reserva aos comentários dessa postagem.

Seja um Parceiro MC3!

Postado por MC3 NA PAUTA.

"Carta do Som do Céu"

CARTA DO SOM DO CÉU - MANIFESTO DE ARTISTAS CRISTÃOS

Introdução

Nós, músicos, artistas e líderes eclesiásticos, cristãos, vindos das variadas regiões brasileiras, estivemos reunidos entre os dias 6 a 12 de abril de 2009, no Acampamento da Mocidade Para Cristo do Brasil, dias de comemoração dos 25 anos do Som do Céu, para discutir dois temas principais: “A música e os músicos na igreja” e “A igreja como promotora de cultura”.

Agradecemos a Deus pelos dias de comunhão fraterna entre nós e pelo privilégio de ouvi-lo entre as vozes pastorais e proféticas que ecoaram em nosso meio. Reconhecemos que a música cristã tem ocupado um espaço significativo em nossos dias, tanto na igreja como na sociedade em geral. No entanto, observamos que nem sempre essa participação tem sido consistente e coerente com a Palavra de Deus – nosso referencial maior – nem rendido glórias ao Senhor da Igreja. Desejamos, portanto, apresentar à Igreja brasileira a “Carta do Som do Céu”, sintetizada em 25 pontos, que resume nossas inquietações e propõe ações práticas à Igreja de Cristo Jesus, nesse princípio de século XXI:

1. O artista cristão deve desenvolver o seu dom criativo e submetê-lo exclusivamente aos valores da Palavra de Deus;

2. Cremos que a arte, na perspectiva da graça comum, é um presente dos céus a toda humanidade e não está restrita aos cristãos;

3. Desejamos que haja coerência entre a vida, o ministério e a profissão do artista cristão, cujo discurso deve estar aliado à sua prática;

4. Esperamos que o artista cristão busque servir a Deus e à sociedade com excelência e integridade, dedicando-se ao desenvolvimento dos talentos e dos dons recebidos do alto;

5. A igreja precisa estar atenta ao artista cristão como parte do rebanho de Deus e dar a ele a atenção devida, despida de preconceitos, e oferecer-lhe pastoreio e discipulado, objetivando a sua formação espiritual e ética;

6. Esperamos que o artista cristão esteja envolvido em uma igreja local, servindo-a e amando-a como Corpo de Cristo. Deve ser rejeitada toda e qualquer tentativa de desenvolvimento de uma fé individualista e distante da comunidade;

7. Reafirmamos que a elaboração de textos e letras deve ter embasamento nos valores da Palavra de Deus;

8. Comprometemo-nos a dedicar atenção e reflexão às canções que são introduzidas no culto de adoração e nas demais atividades da igreja, buscando um repertório equilibrado e consciente e evitando, de todas as formas, que heresias e desvios teológicos adentrem sutilmente em nossas comunidades;

9. As igrejas, as instituições de ensino teológico e os artistas cristãos devem combater o ensinamento equivocado e amplamente difundido de que louvor e adoração restringem-se à musica, ensinando, por demonstração e exemplo, que se trata de um estilo de vida que envolve todas as áreas da nossa existência e que a música, assim como outras formas de arte, é expressão legítima de louvor e adoração;

10. A igreja deve agir como facilitadora na adoração e abrir espaço para que todos expressem seu louvor a Deus;

11. Esperamos que o músico cristão busque e desenvolva a santidade, vivendo uma vida piedosa, tanto no serviço prestado a Deus na igreja, quanto fora dela, em sua atividade profissional;

12. Rejeitamos a dicotomia que faz separação entre o sagrado e o secular e cria espaços estanques na vida do cristão. O Senhor Jesus é soberano e governa todas as instâncias da vida, e, por isso, devemos somente a ele a nossa fidelidade, agradando-o em tudo e rejeitando tão-somente o que ofende a sua glória;

13. A Igreja não se pode esquivar de sua responsabilidade diante da cultura na qual está inserida; deve mentoriar a reflexão e a prática de uma teologia de arte e cultura;

14. Incentivamos as igrejas a abrir suas dependências para a realização de eventos culturais como exposições, mostras, cursos, saraus e outras atividades visando à educação, à divulgação e à aproximação da sociedade;

15. Mesmo entendendo que todo trabalho na igreja é voluntário, podemos honrar com sustento ou remuneração aqueles que se dedicam ao ministério musical, se a comunidade disponibiliza de recursos para tal;

16. Entendemos que nossa arte deve encarnar uma voz profética e manifestar em seu conteúdo os valores do Reino;

17. Recomendamos que as igrejas promovam encontros de reflexão sobre a utilização das artes no Reino de Deus, capacitando os artistas para a realização de seu trabalho;

18. Incentivamos os músicos a expressar em sua arte a beleza de Deus por meio de uma contextualização e diversidade musical;

19. Reconhecemos o caráter essencialmente transformador e questionador da nossa arte e não cremos que ela deva estar a serviço do mercado;

20. Muito embora os artistas cristãos não se devam render aos senhores da mídia, tornando-se reféns desta, podem utilizar de maneira ética os meios de comunicação como canal para a divulgação de sua arte, proclamando, assim, o Reino de Deus;

21. No que se refere ao relacionamento entre os músicos e a liderança eclesiástica, encorajamos o diálogo, o respeito e o reconhecimento mútuo de seus ministérios como algo dado por Deus;

22. Incentivamos que os artistas cristãos busquem perante o Estado e a iniciativa privada recursos para a promoção de sua arte por meio de leis de incentivo à cultura, editais para financiamento de projetos culturais etc.

23. Encorajamos as igrejas a investir na educação e na formação de artistas;

24. Propomos que as igrejas e as instituições de ensino teológico incentivem as diversas manifestações artísticas e não somente a área musical;

25. Compreendemos que o ofício de artista é legítimo como tantos outros, podendo ser exercido pelo artista cristão no mercado de trabalho e devendo ser apoiado e incentivado pelas comunidades cristãs.

São Sebastião das Águas Claras, 9 de abril de 2009.

Assinam:

Debatedores:

Aristeu de Oliveira Pires Junior – Canela (RS)

Carlinhos Veiga – Brasília (DF)

Denise Bahiense – Rio de Janeiro (RJ)

Erlon de Oliveira – Belo Horizonte (MG)

Gladir Cabral – Florianópolis (SC)

João Alexandre Silveira – Campinas (SP)

Jorge Camargo – São Paulo (SP)

Jorge Redher – São Paulo (SP)

Marcos André Fernandes – Garanhuns (PE)

Marlene F. Vasques – Goiânia (GO)

Nelson Marialva Bomilcar – São Paulo (SP)

Paulo César da Silva – São José dos Campos (SP)

Romero Fonseca – Goiânia (GO)

Rubão Rodrigues Lima – Brasília (DF)

Sérgio Pereira – Ribeirão Preto (SP)

Wesley Vasques – Goiânia (GO)

Demais participantes:

Alfredo de Barros Pereira – Brasília (DF)

Andréa Laís Barros Santos – Maceió (AL)

Aracy Clarkson Ferreira – Rio de Janeiro (RJ)

Armando de Oliveira – Salvador (BA)

Bruno Leonardo Alves da Fonsêca – Garanhuns (PE)

Caio César da Silva Pereira – Brasília (DF)

Carolina Gama – Campinas (SP)

Carolina Lage Gualberto – Belo Horizonte (MG)

Cláudia Barbosa de Souza Feitoza – Brasília (DF)

Danielle Martins Lima – (MG)

Davi Julião – São Paulo (SP)

Dora Bahiense – Florianópolis (SC)

Elecy Messias de Oliveira – Goiânia (GO)

Fábio Cândido de Jesus – Anápolis (GO)

Felipe de Freitas Hermsdorff Vellozo – Niterói (RJ)

Francely F. Barbosa – Anápolis (GO)

Glauber Plaça – São Paulo (SP)

Gleice de Oliveira Vicente Cantalice – Maceió (AL)

Guilherme e Alessandra Fontes Vilela Carvalho – Belo Horizonte (MG)

Guilherme Praxedes – Belo Horizonte (MG)

Hadassa de Moraes Alves – Viçosa (MG)

Irineu Santos Junior – Belo Horizonte (MG)

Isabella Sarom Sabino Honorato – Anápolis (GO)

Ismael S. Rattis – Brasília (DF)

João Carlos Pereira Junior – Vitória (ES)

Jocemar “Mazinho” Filho – Recife (PE)

Jônatas de Souza Reis – Belo Horizonte (MG)

Karen Bomilcar – São Paulo (SP)

Leonardo de Azeredo Peclát – Goiânia (GO)

Leonardo Rodrigues Barbosa – Brasília (DF)

Lidiane Dutra da Silva – (MA)

Marcel Martins Serafim – Jacareí (SP)

Marcelo Gualberto da Silva – Belo Horizonte (MG)

Márcia Pacheco Foizer – Brasília (DF)

Marilda Redher – São Paulo (SP)

Marivone Lobo – Ribeirão Preto (SP)

Pedro Barbosa de Souza Feitoza – Brasília (DF)

Rafael Ribeiro Santos – São Paulo (SP)

Renata Telha Ferreira – Rio de Janeiro (RJ)

Roberto Cândido de Barros – Curitiba (PR)

Selma de Oliveira Nogueira – São Paulo (SP)

Silvestre Moysés Loyolla Kuhlmann – São Paulo (SP)

Stênio Március – São Paulo (SP)

Talita Estrela R. Martins – Belo Horizonte (MG)

Vânia Sathler Lage – Belo Horizonte (MG)

Walma Oliveira – Rio de Janeiro (RJ)
 

Esse Espaço Também é Seu

Contamos com todos os amantes da boa MC3 para enriquecer esse espaço. Descreva na área destinada a comentários a sua opinião. No espaço “CADASTRE-SE NO BLOG MC3 NA PAUTA”. deixe seu contato por e-mail para que aumentemos nossa rede de amigos e assim formemos um intercâmbio para troca de informações e no caso de eventos relacionados à MC3, divulguemos os mesmos com maior eficiência.